Sessão Paralela IV.C

Sessão Paralela IV.C
Workshop: Patenteação e Criação de Negócio

 

 

Alexandra Freitas, Ampliphar

Alexandra Freitas (1979), natural do Porto. Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

É, desde Agosto de 2012, Diretora Técnica da Ampliphar – Produtos Farmacêuticos Lda, empresa que focaliza a sua atividade no segmento dos Cuidados Pessoais – Self Care – comercializando e distribuindo marcas em farmácias e espaços de saúde de todo o País.

 

 

Marta Ferreira, Inovapotek

É Fundadora e Diretora Técnica da inovapotek, um spin-off da Universidade do Porto que presta serviços de I&D, realização de testes e apoio regulamentar às indústrias cosmética e farmacêutica. É Mestre em Ciências Farmacêuticas e em Tecnologia Farmacêutica e tem mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de produtos cosméticos, nomeadamente nas áreas de desenvolvimento de formulação, estudos de estabilidade, ensaios de avaliação de segurança e de eficácia e assuntos regulamentares. 

Tem vários trabalhos publicados em revistas e reuniões científicas. É Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Cosmetológicas, membro da European Responsible Person Association (ERPA) e membro da International Society for Biophysics and Imaging of the Skin (ISBS)

 

Lídia Fonseca, U.Porto Inovação

Lídia Fonseca é Gestora de Tecnologias no gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade do Porto (U.Porto Inovação). É responsável pela gestão de tecnologias na área da Saúde e Ciências da Vida, interagindo com investigadores e empresas no sentido de proteger e comercializar as invenções inovadoras que são desenvolvidas na universidade. 

Lídia trabalhou vários anos em investigação académica na área da Virologia e da Terapia Génica, tanto em Portugal (Instituto Gulbenkian de Ciência e Instituto de Medicina Molecular) como nos EUA (University of Pittsburgh Cancer Institute). Trabalhou também em consultoria em projetos de Investigação e Desenvolvimento nacionais e europeus (FP7 e H2020) e na tradução (Inglês-Português) de artigos científicos. 

Lídia Fonseca é doutorada em Farmácia, especialidade Microbiologia, pela Universidade de Lisboa. Possui também uma licenciatura em Química Aplicada – Biotecnologia pela Universidade Nova de Lisboa e um mestrado em Microbiologia Clínica (Universidade de Lisboa).

 

 

 

Moderação

Pedro Rocha