Sessão Paralela III.B

Sessão Paralela III.B
Avaliação de Tecnologias de Saúde

 

Bruno Macedo, Fundação Calouste Gulbenkian

Atualmente, Gestor de Projetos no Programa Gulbenkian Conhecimento, na Fundação Calouste Gulbenkian, desempenhando funções nas áreas da Ciência, Educação, Artes e Filantropia, com particular foco na Saúde, Conhecimento e Inovação, tendo em vista a utilização do conhecimento para a resolução de problemas de relevância social e interesse público e a qualificação de pessoas, preparando-as para as mudanças na sociedade.

Foi Secretário-Geral da Ordem dos Farmacêuticos e desempenhou funções na Unidade de Gestão da Conta do Medicamento e Dispositivos Médicos da Administração Central do Sistema de Saúde.
Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e a frequentar o Mestrado em Avaliação de Tecnologias de Saúde na Universidade de Sheffield, no Reino Unido.
Integrou a 1ª edição da iniciativa Health Parliament Portugal, no âmbito da Comissão de Ética para a Saúde.
Na Universidade do Porto, foi membro do Conselho Geral e do Conselho Executivo da Faculdade de Farmácia, Presidente da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia e CEO & fundador da FARMA|inove – Associação para o Empreendedorismo e Inovação da Faculdade de Farmácia.

 

 

Cláudia Furtado, Infarmed

Diretora da Direção de Informação e Planeamento Estratégico e Direção de Avaliação de Tecnologias de Saúde, INFARMED. Professora Convidada da Cadeira de Economia da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública. Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Mestrado e Doutoramento em Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa.

 

Carlos Maurício Barbosa, Comissão Científica do XIV Congresso AEFFUP

É Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Consultor da Organização Mundial da Saúde na área do ensino farmacêutico, Conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Presidente do Conselho para a Inovação da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde, Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Ciências Cosmetológicas e membro da Comissão de Avaliação Externa do Programa de Doutoramento em Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Colabora regularmente com a AEFFUP na organização dos seus eventos.

É autor de livros, capítulos, patentes e artigos científicos e profissionais das áreas da Farmácia, Medicamento, Ensino Farmacêutico e Políticas Públicas de Saúde e do Medicamento e coordenou a concepção e elaboração do Formulário Galénico Português.

Foi Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos entre Novembro de 2009 e Fevereiro de 2016 e integrou o Conselho Nacional de Educação entre 2009 e 2018.

Em 1997 criou o primeiro Curso de Licenciatura em Farmácia de Moçambique, do qual foi Coordenador e Professor Visitante até 2007.