Sessão Paralela III.A

Sessão Paralela III.A
Prática Colaborativa em Saúde: Profissionais Focados no Cidadão"

 

 

Patrocínia Rocha, Centro Hospitalar Universitário do Porto

Farmacêutica Especialista em Farmácia Hospitalar e Diretora dos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar e Universitário do Porto. Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica do CHUP desde 20 de Agosto de 2009 . Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica da ARS e Membro da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica do Infarmed. Membro da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde do Infarmed. Foi nomemada para a Comissão Nacional de Normalização da Hormona do Crescimento.

 

 

João Coimbra, Centro Hospitalar Universitário de São João

O Doutor João Coimbra iniciou a sua formação académica na Universidade do Porto, onde frequentou o Mestrado Integrado em Medicina (2006-2012) e onde está, atualmente, a frequentar o Doutoramento em Investigação Clínica e Serviços de Saúde. Recebeu uma bolsa de investigação no Vall d’Hebron Institute of Research (VHIR), em Barcelona. É especialista em Medicina Interna no Centro Hospitalar São João. É cofundador do projeto nocs.pt (Normas De Orientação Clínica) e colaborador do Departamento de Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde. Adicionalmente, faz ainda parte da Comissão Executiva da Iniciativa “Boas Práticas, melhor Saúde” do Programa do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian. 

 

Abel Paiva, Escola Superior de Enfermagem do Porto

Abel Paiva concluiu Doutoramento em Ciências da Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar em 2002. É da Escola Superior de Enfermagem do Porto e trabalha na área de Ciências Médicas com ênfase em Ciências da Saúde. Nas suas atividades profissionais interagiu com 85 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

 

Mónica Condinho, Acompanhamento Farmacoterapêutico

Mónica Condinho é farmacêutica de profissão e realizou o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas em Coimbra. Foi também nesta Universidade que se Doutorou em Ciências Farmacêuticas, com especialização em Farmacologia e Farmacoterapia. Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada na universidade do Algarve, onde leciona as Unidades Curriculares de Farmácia Prática, Acompanhamento Farmacoterapêutico, Farmacoterapia I e Tópicos de Aconselhamento em Farmácia. É formadora na Ordem dos Farmacêuticos e encontra-se associada ao AcF – Acompanhamento Farmacoterapêutico, Lda. É membro da European Respiratory Society, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, da European Society of Clinical Pharmacy, e da Sociedade Portuguesa de Cuidados Farmacêuticos. Em representação da Ordem dos Farmacêuticos, participa na Comissão de Farmácia e Terapêutica da ARS Alentejo, no Grupo profissional de Farmácia Comunitária da SRSRA, e no Grupo multidisciplinar de tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

 

Moderador

Gonçalo Sousa Pinto

Gonçalo Sousa Pinto (Porto, Portugal, 1975) licenciou-se em Farmácia pela Universidade do Porto em 2000. É Responsável pelo Desenvolvimento da Profissão, Advocacia e Gestão de Dados na Federação Farmacêutica Internacional (FIP), onde trabalha desde 2002. Na FIP, Gonçalo realiza investigação sobre a regulamentação, política e prática farmacêutica, com o objectivo de desenvolver publicações e ferramentas de advocacia para apoiar o trabalho das organizações membros da FIP a nível nacional. Foi autor para a FIP do estudo “Pharmacy: a Global Overview – Workforce, Medicines Distribution, Practice, Regulation and Remuneration. 2015-2017” e co-autor do relatório “Beating NCDs in the community: the contribution of pharmacists”, publicado em abril de 2019. A sua atividade também se concentra no papel dos farmacêuticos na melhoria da cobertura vacinal em todo o mundo e editou recentemente a publicação “FIP global vaccination advocacy tookit: Supporting and expanding immunisation coverage through pharmacists “, lançada em setembro de 2019.

 

Moderador

João Guedes