Sessão Paralela II.B

Sessão Paralela II.B
Conversas com Profissionais: Esclarece o teu Futuro

 

Nuno Cardoso, ADIFA

Com a presente comunicação pretendo partilhar um pouco do percurso profissional, desde que terminei o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, em 2013.

Neste sentido, de uma forma sumária, abordarei o percurso associativo, o início de carreira profissional na Ordem dos Farmacêuticos e a transição para o setor da Distribuição Farmacêutica, através do ingresso na recém-criada ADIFA – Associação de Distribuição Farmacêutica (em 2017).

Em paralelo, importará reforçar a importância da participação noutras estruturas, como é o caso do GIRP – European Healthcare Distribution Association, no Grupo Profissional de Distribuição Farmacêutica e, mais recentemente, o regresso à Ordem dos Farmacêuticos enquanto membro da Direção da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas.

Ao longo da apresentação, pretende-se abordar a importância da resiliência, gestão de expectativas, planeamento e definição de objetivos, a nível pessoal.

Por outro lado, serão abordados alguns dos desafios do setor da distribuição farmacêutica de serviço completo e do exercício profissional nesta área.

 

 

Carlos Cunha, Bial

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto desde 2013, e desde 2014 desempenha funções como profissional da Indústria Farmacêutica. O seu percurso profissional iniciou-se na Bluepharma, em Coimbra, inserido numa equipa do Departamento de Investigação, como analista responsável por suporte e desenvolvimento de métodos analíticos. Desde 2015 é colaborador de BIAL, no Porto, inicialmente como especialista de estabilidades e validações no Laboratório de Controlo de Qualidade, e desde 2017 e até à atualidade como especialista em suporte e desenvolvimento de métodos analíticos no Laboratório de Ciências Farmacêuticas. 

Sofia Fonte, Novartis

A Sofia Fonte concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na FFUP, no ano de 2017.

No mesmo ano, iniciou o seu percurso profissional na Novartis, através de um programa de estágios, o Expedition Novartis. Como estagiária de Medical Affairs, teve oportunidade de passar, numa fase inicial, pela área de Ensaios Clínicos e pelo Departamento Médico de Neurociências. Após o estágio, continuou o seu trabalho no Departamento Médico, na área de Neurociências, como project manager, no lançamento de um produto inovador. Atualmente, trabalha na área do Marketing, onde tem descoberto e potenciado uma série de novas competências.

Durante o seu percurso académico, esteve bastante envolvida na vida associativa, nomeadamente na Associação de Estudantes da FFUP e na Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, retirando de todas as experiências, aprendizagens que considera fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Inspirada por ambientes curiosos, pessoas generosas e uma boa história, acredita que o exercício de sermos cada vez melhores pode e deve ser feito todos os dias.

 

 

Mónica Condinho, Acompanhamento Farmacoterapêutico

Mónica Condinho é farmacêutica de profissão e realizou o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas em Coimbra. Foi também nesta Universidade que se Doutorou em Ciências Farmacêuticas, com especialização em Farmacologia e Farmacoterapia. Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada na universidade do Algarve, onde leciona as Unidades Curriculares de Farmácia Prática, Acompanhamento Farmacoterapêutico, Farmacoterapia I e Tópicos de Aconselhamento em Farmácia. É formadora na Ordem dos Farmacêuticos e encontra-se associada ao AcF – Acompanhamento Farmacoterapêutico, Lda. É membro da European Respiratory Society, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, da European Society of Clinical Pharmacy, e da Sociedade Portuguesa de Cuidados Farmacêuticos. Em representação da Ordem dos Farmacêuticos, participa na Comissão de Farmácia e Terapêutica da ARS Alentejo, no Grupo profissional de Farmácia Comunitária da SRSRA, e no Grupo multidisciplinar de tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

 

Helena Neves, IPO-Porto


Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em 2013. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Ordem dos Farmacêuticos, em 2018. 

Desde 2013 exerce funções como farmacêutica hospitalar no Instituto Português de Oncologia do Porto. Entre 2014 a 2017 foi ainda farmacêutica tarefeira nos Serviços Farmacêuticos do Hospital Pedro Hispano. 

Em 2015 desenvolveu o modelo de Reconciliação da Terapêutica para os Serviços Farmacêuticos do IPO-Porto e desde aí encontra-se directamente associada a este projecto. 

 

 

Eduarda Figueiredo, Germano de Sousa

Habilitações académicas: Licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto em 2002, Curso de Especialização Pós-Licenciatura em Análises Clínicas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em 2004
Titulo de Especialista em Analises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos em 2007; Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em 2014

Experiência Profissional: em 2003 – estágio voluntário no Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia, funções desenvolvidas dentro da área analítica; até 2007 trabalhou no Laboratório de Analises Clínicas Drª Laura Amaral Coutinho, onde desempenhou funções na área de colheitas de produtos biológicos, sendo ainda responsável pela área de hematologia. Ate 2009 Unianalises medicina laboratorial, onde desempenhou funções na área de colheitas de produtos biológicos, onde foi responsável pela área da qualidade. Desde 2009 – Centro de Medicina laboratorial Germano de Sousa – Porto, com funções de Coordenadora Técnica e Responsável da Qualidade do CMLGS Porto. Responsável pela Organização laboratorial,Responsável pela Formação de TACSP. Integrou a Equipa da acreditação pela JCI do Hospital CUF Porto

:

 

 

 

Moderador

Pedro Gameiro