Sessão Paralela II.A

Sessão Paralela II.A
Projetos Inovadores em Farmácia Comunitária

 

 

Gisela Santos, Farmácia Coelho

Gisela Chorão Nogueira dos Santos concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto no ano de 2008, sendo deste então Farmacêutica na Farmácia Coelho em Braga. Ocupa o lugar de Farmacêutica Substituta da dita Farmácia Comunitária, tendo uma relação próxima ao utente e procurando apresentar serviços de acordo com as suas necessidades. Desses serviços destaca-se o teste rápido para deteção de Streptococcus pyogenes por exsudado faríngeo, que deu origem à Menção Honrosa do Prémio João Cordeiro 2018, Inovação em Farmácia.

 

Manuela Pacheco, Associação de Farmácias de Portugal

Maria Manuela Hortas da Silva Pacheco, presidente da Associação das Farmácias  de Portugal, desde 2014 ,nasceu em Lisboa e terminou a licenciatura em Farmácia no ano de 1976 na Faculdade de Farmácia  da Universidade de Lisboa .

Ainda durante o curso, exerceu o cargo de monitora das disciplinas de Tecnologia Farmacêutica e Química Orgânica, nos dois últimos anos da licenciatura.

Esteve durante o ano de 1975 no Laboratório Lepetit num estágio, onde desempenhou atividade no laboratório de controlo de qualidade. 

Já com a licenciatura terminada, desempenhou o cargo de farmacêutica adjunta nos Laboratórios J.Neves, entre os anos de 1977 e 1979.

Em 2010 e 2011 participou em diversas ações de voluntariado em São Tomé e príncipe, pela Associação Médicos do Mundo.

Atualmente, acumula o cargo de Presidente da Associação das Farmácias de Portugal com as funções de gerente da empresa Allpantche Lda que detem a  Farmácia Hortas da silva da qual é proprietária, e ainda com a função de deputada na Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Torres Vedras.

 

 

Maria Inês Conceição, Associação Nacional das Farmácias

Maria Inês Conceição atualmente exerce na ANF com o cargo de Scientific Information Manager. 

Concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 2015, durante o qual pode experienciar um estágio na área de Farmacovigilância e Assuntos Regulamentares, seguindo-se uma Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico e Business Development lecionada no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Integrou a equipa da ANF, primeiro como Estagiária no Departamento dos Serviços Farmacêuticos, seguindo-se o cargo de Manager no mesmo departamento.

 

 

 

Moderação

Diana Rebelo