Sessão Paralela II.C

Sessão Paralela II.C
Farmácia Comunitária na Transição Epidemiológica

 

Natália Araújo, Instituto de Saúde Pública da U. Porto

Natália Araújo nasceu em França. Obteve a licenciatura pré-bolonha em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em 2001. Foi bolseira do Instituto de Biologia Molecular durante um ano e meio (POCTI- PL 062203-BIC “Estudo de marcadores imunológicos no tratamento da leishmaniose com derivados poliamínicos e Doenças inflamatórias intestinais: doença de Crohn”). Trabalhou como farmacêutica em farmácias do Porto durante dez anos. Em 2015, obteve o grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas e a pós-graduação em Saúde Pública (Faculdade de Medicina). Foi bolseira de investigação no âmbito das atividades do projeto NEON-BC: Estudo de coorte prospetivo sobre complicações neurológicas do cancro da mama: frequência e impacto em resultados reportados pelos doentes (POCI-01-0145-FEDER-016867) e é atualmente estudante de doutoramento em Saúde Pública (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/119390/2016), para o projeto de tese com título Longitudinal assessment of cognitive decline in breast and prostate cancer survivors. Integra o grupo de investigação de Doenças Não Transmissíveis da EPIUnit.

 

 

Luís Lourenço, Ordem dos Farmacêuticos

Luís Miguel Lourenço, é farmacêutico comunitário e, atualmente, Diretor Técnico da Farmácia Central no Cacém. Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Frequentou, também, o Curso Geral de Gestão da Porto Business School e o Programa Avançado em Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, é Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos.

Esteve envolvido em diversas organizações farmacêuticas estudantis e, enquanto farmacêutico, fez parte dos corpos dirigentes da International Pharmaceutical Federation, enquanto Chairperson of Professional Development, primeiro no Young Pharmacists’ Group

e, desde Setembro de 2013, da Community Pharmacy Section como Professional Secretary. Foi Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

 

MODERAÇÃO

Ana Cabral

Em 2010 iniciou atividade docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, onde é atualmente Professora Auxiliar Convidada. 

Desde 2010 é farmacêutica comunitária na Farmácia Saúde, na Figueira da Foz, com especialização na área dos Cuidados Farmacêuticos (Revisão da Medicação, Acompanhamento Farmacoterapêutico e Farmacovigilância). 

Desde 2012 é Professora Adjunta Convidada da disciplina de Farmacologia da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. 

Em 2017 obteve o grau de Doutor pela Universidade de Coimbra, na especialidade de Farmacologia e Farmacoterapia. 

Em 2018 recebeu o título de Especialista em Farmácia Comunitária pela Ordem dos Farmacêuticos. Desde 2018 é membro do Colégio da Especialidade em Farmácia Comunitária da Ordem dos Farmacêuticos. 

Desde 2019 é membro do Conselho Editorial do Boletim do Centro de Informação do Medicamento da Ordem dos Farmacêuticos.

 

 

 

MODERAÇÃO

Ana Esperança