Sessão Paralela I.A

Sessão Paralela I.A
Potenciar o Papel Assistencial do Farmacêutico no Apoio à Comunidade

 

 Ana Cabral, Ordem dos Farmacêuticos

Em 2010 iniciou atividade docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, onde é atualmente Professora Auxiliar Convidada. 

Desde 2010 é farmacêutica comunitária na Farmácia Saúde, na Figueira da Foz, com especialização na área dos Cuidados Farmacêuticos (Revisão da Medicação, Acompanhamento Farmacoterapêutico e Farmacovigilância). 

Desde 2012 é Professora Adjunta Convidada da disciplina de Farmacologia da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. 

Em 2017 obteve o grau de Doutor pela Universidade de Coimbra, na especialidade de Farmacologia e Farmacoterapia. 

Em 2018 recebeu o título de Especialista em Farmácia Comunitária pela Ordem dos Farmacêuticos. Desde 2018 é membro do Colégio da Especialidade em Farmácia Comunitária da Ordem dos Farmacêuticos. 

Desde 2019 é membro do Conselho Editorial do Boletim do Centro de Informação do Medicamento da Ordem dos Farmacêuticos.

 

 Mónica Condinho, Acompanhamento Farmacoterapêutico

Mónica Condinho é farmacêutica de profissão e realizou o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas em Coimbra. Foi também nesta Universidade que se Doutorou em Ciências Farmacêuticas, com especialização em Farmacologia e Farmacoterapia. Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada na universidade do Algarve, onde leciona as Unidades Curriculares de Farmácia Prática, Acompanhamento Farmacoterapêutico, Farmacoterapia I e Tópicos de Aconselhamento em Farmácia. É formadora na Ordem dos Farmacêuticos e encontra-se associada ao AcF – Acompanhamento Farmacoterapêutico, Lda. É membro da European Respiratory Society, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, da European Society of Clinical Pharmacy, e da Sociedade Portuguesa de Cuidados Farmacêuticos. Em representação da Ordem dos Farmacêuticos, participa na Comissão de Farmácia e Terapêutica da ARS Alentejo, no Grupo profissional de Farmácia Comunitária da SRSRA, e no Grupo multidisciplinar de tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

 

 

MODERAÇÃO

Luís Lourenço, Ordem dos Farmacêuticos

Luís Miguel Lourenço, é farmacêutico comunitário e, atualmente, Diretor Técnico da Farmácia Central no Cacém. Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Frequentou, também, o Curso Geral de Gestão da Porto Business School e o Programa Avançado em Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, é Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos.

Esteve envolvido em diversas organizações farmacêuticas estudantis e, enquanto farmacêutico, fez parte dos corpos dirigentes da International Pharmaceutical Federation, enquanto Chairperson of Professional Development, primeiro no Young Pharmacists’ Group

e, desde Setembro de 2013, da Community Pharmacy Section como Professional Secretary. Foi Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.