Mesa Redonda

Resposta da Profissão Farmacêutica aos Grandes Desafios em Saúde

 

 

Gonçalo Sousa Pinto, International Pharmaceutical Federation

Licenciou-se em Farmácia pela Universidade do Porto em 2000. É Responsável pelo Desenvolvimento da Profissão, Advocacia e Gestão de Dados na Federação Farmacêutica Internacional (FIP), onde trabalha desde 2002. Na FIP, Gonçalo realiza investigação sobre a regulamentação, política e prática farmacêutica, com o objectivo de desenvolver publicações e ferramentas de advocacia para apoiar o trabalho das organizações membros da FIP a nível nacional. Foi autor para a FIP do estudo “Pharmacy: a Global Overview – Workforce, Medicines Distribution, Practice, Regulation and Remuneration. 2015-2017” e co-autor do relatório “Beating NCDs in the community: the contribution of pharmacists”, publicado em abril de 2019. A sua atividade também se concentra no papel dos farmacêuticos na melhoria da cobertura vacinal em todo o mundo e editou recentemente a publicação “FIP global vaccination advocacy tookit: Supporting and expanding immunisation coverage through pharmacists “, lançada em setembro de 2019.

 

 

Luís Rocha, Ordem dos Farmacêuticas

Luís Rocha é Farmacêutico Especialista em Farmácia Comunitária. Atualmente, é Diretor Técnico na Farmácia do Marco e pertence à Direção Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos. Realizou o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e uma Pós Graduação em Gestão de Farmácia da Universidade Católica Portuguesa (em parceria com a ANF). Foi Presidente da Direção da AEFFUP 2007/2008 e Membro das Direções 2003/2004, 2004/2005, 2005/2006. Exerceu ainda diversas funções como Membro ou Colaborador na Federação Académica do Porto (FAP), APEF e APJF.

 

 

Duarte Santos, Pharmaceutical Group of European Union

Foi membro do Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC) e concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no ano de 2008 pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Foi Vogal da Direcção da Associação Portuguesa dos Jovens Farmacêuticos (APJF) entre 2008 e 2011 e foi Segundo Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação Nacional das Farmácias entre 2012 e 2013.

É Proprietário e Diretor-Técnico da Farmácia Central da Lapa – atualmente Farmácia Nova de Carnaxide, em Lisboa, desde 2008 e foi Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Jovens Farmacêuticos (APJF) entre Novembro de 2011 e Abril de 2015.

É Membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias desde 2013 e concluiu o Programa de MBA pela AESE Business School.

 

 

João Guedes, International Pharmaceutical Students Federation

João Guedes é estudante do 4º Ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Atualmente, exerce o mandato de Chairperson of the European Regional Office da International Pharmaceutical Students’ Federation (IPSF). Representa os estudantes da sua faculdade como Membro do Conselho de Representantes da FFUP e como Membro da Comissão de Acompanhamento do MICF. É membro do Júri de Atribuição de Apoios à Mobilidade Internacional e a Eventos Organizados pela Comunidade Académica da Universidade do Porto/Santander Universidades. Foi Vice-Presidente para as Relações Externas da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Colaborou com a Associação Cura+, nos últimos 3 anos.

 

 

Francisco Faria, Associação Nacional das Farmácias

Francisco Faria é desde 2016 Presidente da Delegação do Norte da ANF, que engloba perto de 760 farmácias nos distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. É sua missão apoiar, em proximidade, a afirmação dos associados como prestadores de cuidados de saúde, segundo os desígnios associativos.

Promove a integração dos associados junto das comunidades e instituições, proporciona acesso a ferramentas operacionais e de gestão, escora o seu desenvolvimento profissional e a formação contínua, fomentando a equidade.

É, desde 2002, licenciado em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde, tendo pós graduações em Gestão pela Porto Business School e em Pharmacy and Health Leadership pela Nova School of Business and Economics/EPGSG.

Integra a administração da Farminveste SGPS, sociedade que gere as participações empresariais da ANF, e é membro do Conselho Geral e de Supervisão da Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social promotora de programas de elevado impacto na Sociedade, nomeadamente de acesso a medicamentos.

Tem 42 anos e é sócio gerente de três farmácias.

 

 

 

 

Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares

 

 

 

Moderação

José Miguel Neves