Comissão Científica

Carlos Maurício Barbosa, Presidente da Comissão Científica

 

É Professor da FFUP, Consultor da OMS para a área do ensino farmacêutico, Conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Presidente do Conselho para a Inovação da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde, Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Ciências Cosmetológicas e membro da Comissão de Avaliação Externa do Programa de Doutoramento em Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Colabora regularmente com a AEFFUP na organização dos seus eventos.

Efectuou várias pós-graduações, designadamente no MIT e na Universidade de Barcelona e realizou investigação científica na Universidade de Groningen, no Hospital Molinette em Turim e no Conselho Nacional de Investigação Científica em Roma.

Concluiu o Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde da AESE Business School e é Especialista em Assuntos Regulamentares pela Ordem dos Farmacêuticos.

É autor de livros, capítulos, patentes e artigos científicos e profissionais das áreas da Farmácia, Medicamento, Ensino Farmacêutico e Políticas Públicas de Saúde. Coordenou a concepção e elaboração do Formulário Galénico Português.

Foi Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos entre Novembro de 2009 e Fevereiro de 2016, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação entre 2009 e 2018 e integrou os Conselhos Consultivos do Infarmed e da A3ES.

Em 1997 criou o primeiro Curso de Licenciatura em Farmácia de Moçambique, do qual foi Coordenador e Professor Visitante até 2007.

É membro de várias associações científicas e profissionais, nacionais e internacionais, algumas das quais ajudou a fundar, como a Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas, tendo sido Presidente da Direcção do Spanish-Portuguese Local Chapter of Controlled Release Society e membro executivo da Direcção da International Society of Pharmaceutical Compounding.

Entre as distinções que tem recebido, destaca-se o Prémio Almofariz “Figura do Ano”, com que foi distinguido em 2010 pela revista Farmácia Distribuição, a “Comenda de Mérito Farmacêutico Paulista”, com que foi distinguido em 2016 no Brasil pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e os títulos de “Sócio Honorário da APEG Saúde” e “Sócio Honorário da APFH”, com que foi distinguido em 2018.

 

 

 

 

Luís Lourenço

 

 

 

 

Bruno Macedo