Logo Loading

Enter your keyword

GRUPO DE FADOS DA FFUP

Há uma palavra na Língua Portuguesa que não tem tradução lite­ral noutra qualquer Língua: Saudade.
E é no Fado, canção típica Por­tuguesa, que o seu significado é elevado, chegando a qualquer pes­soa, de qualquer nacionalidade, numa linguagem universal, a Música… O Fado de Coimbra, ou a Canção do Estudante, como gostava de lhe chamar Luiz Goes, é a forma que o estudante usa para chegar às pessoas, mesmo àquelas que estão de fora da vida académica ou que não a entendem tão bem, exteriorizando, pela força de uma voz e de uns quantos instrumentistas, um determinado momento da sua vida académica, ou mesmo da sua vida pessoal.

O Grupo de Fados da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto foi fundado a 30 de outubro de 2007, tendo sido posteriormente, em 2011, reconhecido como Grupo de Fado Académico pela Academia do Porto. Hoje, com 8 anos de existência, conta já com um vasto caminho na representação, através da música e do espírito estudantil e académico, da Faculdade de Far­mácia da Universidade do Porto.
Com 11 elementos, o Grupo de Fados tem tido uma presença marcada em alguns dos principais momentos que assinalam o Fado de Coimbra na cidade do Porto, como a Grande Noite do Fado Académico do ISEP, Instituto Superior de Engenharia do Porto, e mesmo a Monumental Serenata da Queima das Fitas do Porto que assinala o início da melhor sema­na do ano.
O percurso do Grupo tem também, felizmente, passado os limites que definem a cidade do Porto, apresentando-se em diversos eventos a nível nacional, a convite de diversas instituições culturais ou mesmo particulares que apreciam a sua música. Por outro lado, a componente de solidariedade social também não tem sido descurada e a mais recente associação ao projeto “Uma casa para a Ritinha”, com a realização do evento “Um Concerto para a Ritinha”, foi a concretização deste anseio, muito presente no seio do Grupo. Com o passar do tempo, a criação de uma identidade própria tornou-se uma prioridade e esta criação de identidade passa, não só pela postura que apre­sentamos, mas principalmente, pela produção de novos temas, escritos e mu­sicados pelo Grupo e pela organização da nossa noite de Fados, o Recantvs. Neste sentido, temas como “Há mulheres na vida de um homem”, “Balada da Despedida de Farmácia 2011”, “Anjo Oculto”, “Flor de Lis” e, mais recentemente, “Os Lobos também Cantam” e “Balada de Despedida de farmácia 2016” foram compostos pelo Grupo de Fados. Em parceria com o Grupo de Fados do ISEP, foi ainda escrito e musicado o tema “Lenda de São Martinho”, no sentido de assinalar a boa relação entre os dois grupos de fados. Já com duas edições realizadas com sucesso, o Recantvs procura ser, cada vez mais, o ponto de encontro e convívio de todos os grupos de Fado da Academia do Porto, numa noite mais informal com boa disposição e muito vinho do Porto à mistura. O Grupo de Fados da Faculdade de Farmácia de Farmácia da Universidade do Porto caminha hoje, no sentido de alcançar o Horizonte por detrás dos vários Muros que tantas vezes cruzam o seu caminho, respeitando, contudo, os ideais em que se apoia desde o momento da sua fundação.